Rocket Comunicação

É sempre importante que você fique atento ao Código de Ética da OAB, ou seja, como escritórios de advocacia podem se promover e realizar marketing sem manchar os princípios da profissão.

A era digital está em pleno andamento. Os escritórios de advocacia não podem mais sobreviver apenas com indicações e, portanto, precisam encontrar novas maneiras de obter mais clientes. Descobrimos que um site de escritório de advocacia bem projetado e otimizado é uma das ferramentas mais eficazes para ajudar digitalmente os advogados a adquirir novos leads e gerar conversões. Neste artigo, oferecemos insights que ajudarão você a criar (ou redesenhar) o website de seu escritório de advocacia, nós lhe diremos como você pode proteger dados confidenciais on-line, e falaremos sobre maneiras de transformar seu site em um site moderno para que seu escritório possa se destacar entre os melhores sites de escritórios de advocacia.Se você tiver alguma dúvida sobre o material deste artigo ou se quiser oferecer sua própria experiência, sinta-se à vontade para fazê-lo na seção de comentários abaixo ou entre em contato diretamente conosco.

5 sinais de que é o melhor momento para reformular o site de seu escritório de advocacia

1 – Seu site não é responsivo

Ter um site que parece ótimo em qualquer dispositivo se tornou obrigatório hoje em dia. Seus clientes em potencial não querem ter que apertar e dar zoom em seu site. E assim como você não quer frustrar seus clientes pessoalmente, você certamente não quer fazer isso online, oferecer a melhor experiência de consumo já esta mais que comprovada que vale a pena.

2 – Seu site demora muito para carregar

Como muitos usuários navegam em seus smartphones, você precisa ter um site que possa ser carregado rapidamente. Aproximadamente 47% das pessoas sairão de um site que leva 3 segundos ou mais para ser carregado. É importante sempre levar em consideração que os navegadores de dispositivos móveis podem não funcionar tão bem devido a sinais interrompidos e conexões irregulares de internet, é necessário certificar-se de que você compensou essas deficiências com um site otimizado.

3 – Seu site não integra suas plataformas de mídia social

Ter uma página no Twitter ou no Linkedin do seu escritório é ótimo. Ter links para todas essas páginas no seu site é melhor ainda. Existem muitas maneiras de incorporar seus canais de mídia social em seu site. Por exemplo, você pode permitir que os visitantes compartilhem suas postagens via Twitter, ou você pode exibir os links para o seu Linkedin na sua biografia. A conclusão aqui é que o seu site pode e deve desempenhar um papel na centralização de sua presença on-line para que seus clientes saibam que há várias maneiras de interagir com você.

4 – Seu site não tem novas tecnologias

Nos últimos anos, tem havido um número crescente de novas tecnologias que tornam o envolvimento de clientes on-line muito mais gerenciável. Agora, você pode agendar seus compromissos com clientes on-line com um chat. Seu site pode se tornar mais do que um cartão de visita digitalizado e ir além de uma simples frase de chamariz “Entre em contato!”, Como uma forma de interagir com seus clientes.

5 – O conteúdo do seu site precisa de atualização

Às vezes, você precisa de um novo design do site simplesmente porque o próprio conteúdo está desatualizado. Talvez você tenha uma nova área de prática que gostaria de destacar ou talvez tenha contratado novos funcionários. À medida que seus objetivos mudam, seu site deve mudar para refletir o seu escritório.

Elementos essenciais que um site de advocacia precisa ter

Se você deseja atrair novos clientes no mundo digital atual, seu escritório de advocacia precisa ter um website. Para muitos clientes em potencial, seu site é a primeira impressão que eles terão de você e do seu escritório de advocacia. Como tal, é importante que o seu site seja fácil de encontrar na Web, seja bem concebido, tenha uma sensação profissional e forneça aos seus clientes as informações necessárias sobre você. Aqui estão algumas coisas que um bom site do segmento jurídico precisa ter.

Site com Design moderno

Certamente o conteúdo conta mais pontos do que aparência. Entretanto, uma vez que você está na internet, precisa se destacar dos demais e reter a atenção do cliente. Um design clean, bem organizado e dinâmico irá segurar seu possível cliente mais tempo em seu site. Portanto, não deixe de investir no visual para causar uma boa impressão.

Site responsivo e optimizado

Atualmente no Brasil, mais de 50 milhões de pessoas acessam a internet por celulares diariamente. Aproveite a tecnologia e invista em seu site para que ele seja responsivo, ou seja, compatível com as telas de celulares, sem perder a qualidade de resolução. Vale ressaltar que o Google ranqueia sites responsivos.

Quais serviços jurídicos sua empresa oferece

É crucial que o seu site indique claramente o tipo de serviços ou áreas de atuação que seu escritório trabalha. Não use suas áreas de atuação apenas como tópicos, crie páginas e textos para cada área de atuação do seu escritório.

Detalhamento da “Página Equipe” Informações sobre os advogados do escritório

Muitos clientes estão curiosos para saber mais sobre seu potencial advogado antes de entrar em contato. Normalmente, eles recorrem à Internet para fazer suas pesquisas. Por isso, inclua uma seção “sobre” no seu website com um currículo resumido, com uma foto e qualquer outra informação que seja útil.

Deixe os clientes saberem como você pode ajudá-los

As pessoas querem saber como você pode ajudá-las e por que elas deveriam escolher você em vez de outra empresa. Você pode ilustrar para os clientes como você pode ajudá-los criando áreas de atuação com textos claros ou publicando exemplos de casos com depoimentos de clientes.

Implementando um blog no seu site

Um blog bem escrito e informativo dará ao seu site um grande impulso SEO, o que tornará mais fácil para os potenciais clientes encontrá-lo. Além disso, os blogs são uma ótima maneira de mostrar aos clientes e colegas que você é um especialista em uma determinada área de atuação ou segmento.

informações de contato do seu escritório de advocacia

Um dos erros mais comuns em um site de advocacia é não incluir uma seção de “contato” que permitirá que clientes em potencial entre em contato em qualquer página do site. Um formulário de contato nas áreas de atuação irá facilitar a conversão do lead (Cliente) no seu website. Certifique-se de que as informações de contato sejam exibidas de forma destacada em vários lugares no website do seu escritório de advocacia para que os clientes possam encontrá-las facilmente e entrar em contato com você.

Construindo um site de advocacia: Por onde começar?

Visão geral da sua empresa

O primeiro passo para criar o site do seu escritório de advocacia é estabelecer uma visão. Você deve ter uma visão clara e concisa da sua empresa para que isso possa refletir no seu site. Para ajudar a determinar sua visão, faça as seguintes perguntas:

  • Por que criar um site para escritórios de advocacia?
  • Quem é o seu público alvo?

Isso ajudará a estabelecer as bases para o que eventualmente se tornará seu site impressionante. Lembre-se, o seu site é uma representação digital da sua marca. Você precisa desenvolver o reconhecimento da marca em todas as páginas.

Escolha um domínio

Site de advogados ou escritórios de advocacia pode fazer a divulgação dos seus serviços em todos os meios de comunicação ficando sempre atentos em não ferir o código de ética da OAB. Não utilize nomes que possam promover de alguma maneira o escritório de advocacia tornando uma forma de publicidade e sem a menor sutileza. Com não existe vedação legal para o registro, qualquer escritório de advocacia ou advogado pode registrar um nome que esteja disponível até mesmo com seu CPF.

Para fazer o registro do domínio para o seu site, basta acessar registro.br. Lá você irá verificar primeiro se o domínio está disponível. Na sequência, você deve criar um cadastro com todos os seus dados, especificando também o domínio pretendido. O valor é de R$ 40,00 por ano e, somente depois de você realizar o cadastro você receberá um e-mail para a realização do pagamento.

Qual plataforma usar para construir um site de advocacia?

Uma vez que o domínio é comprado, você vai querer escolher um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Um CMS permitirá que você gerencie seu site. Existem vários sistemas de gerenciamento de conteúdo existentes; recomendamos o WordPress. Os temas do WordPress são responsivos, o que significa que podem ser visualizados facilmente em um dispositivo de qualquer tamanho, como um laptop, tablet ou celular. O design responsivo fornece uma experiência de usuário ideal em dispositivos móveis e ajuda suas classificações de pesquisa orgânica móvel. O WordPress permite que você personalize ou adicione temas predefinidos para tornar o seu site atraente. Entre as muitas vantagens dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mencionados está sua versatilidade. Não há teto para o nível de personalização e funcionalidade que pode ser criado para o seu site. No entanto, quanto mais complexa for a visão, mais avançada será a codificação e a programação.

Design de sites para escritório de advocacia

É importante mapear as páginas do seu site criando um sitemap básico com as páginas que seu site terá. Como o escopo do site do seu escritório de advocacia, irá fornecer um ponto de partida para trabalhar. Projetar a homepage é a parte mais desafiadora do processo de design para sites de advocacia.

Para começar, recomendamos obter ideias de layout, esquemas de cores e funcionalidade de outros sites aos quais você é atraído. Talvez você se sinta atraído pelos azuis vibrantes e pelos tons suaves de cinza, ou ficou intrigado com as transições suaves ou com uma animação em particular, ou talvez esteja fascinado por um site tão minimalista. Esses são todos os recursos e ideias que você deve observar ao criar um novo site; Isso simplificará o processo e ajudará nas suas decisões criativas.

Como criar conteúdo para um site de advocacia

Criar conteúdo para o seu website, é um dos aspectos mais importantes a serem considerados ao criar o website da sua empresa. Basicamente, seu site é a voz (espelho) da sua empresa on-line, deve ser preciso e informativo, seu conteúdo representa o que você representa no segmento jurídico e pessoal. Antes de escrever o conteúdo do seu site, você precisa considerar seu público. Você está construindo este site de escritórios de advocacia para atrair clientes; você deve atraí-los com conteúdo conciso e direto que explique o que você faz e como você pode ajudar. Além do público, o conteúdo do site deve ser relevante para os mecanismos de pesquisa ou “SEO friendly”. As tags de título devem ser usadas adequadamente e o conteúdo deve incluir termos de pesquisa relevantes que permitirão aos mecanismos de pesquisa indexá-lo de maneira adequada. Quanto melhor o SEO do seu site, mais fácil será para os clientes em potencial descobrirem sua empresa on-line.

Selecionando imagens para o seu site

As imagens e cores do seu website afetarão a percepção do usuário sobre seu escritório de advocacia. Esses elementos representarão sua marca, então escolha elementos de design coesos para o design de seu site. Você quer uma imagem estilizada épica do horizonte de uma cidade como sua imagem de herói, ou você quer uma fotografia de seu escritório? Você deve se fazer essas perguntas ao decidir sobre as imagens. Normalmente, recomendamos uma combinação de ambas as imagens estilizadas para representar sua visão e contar sua história, junto com fotos de sua empresa.

Lançamento!

Agora que você comprou um domínio e escolheu um sistema de gerenciamento de conteúdo, criou os elementos do site e depois adicionou conteúdo e imagens, e otimizou o site para que seja o mecanismo de pesquisa amigável, você está pronto para iniciar seu site. Mas antes de lançar o novo site de seu escritório de advocacia, faça uma verificação de qualidade. Verifique o conteúdo e a funcionalidade de todos os aspectos do site para garantir que ele esteja pronto para ser ativado. Se passar na verificação de qualidade, você está pronto para a web! Uma das vantagens de construir um site em um sistema de gerenciamento de conteúdo como o WordPress é a facilidade de atualizar os textos.

Práticas recomendadas para proteger o site de seu escritório de advocacia contra hackers

Com o cibercrime em alta, é imprescindível manter um site seguro que não tenha vulnerabilidade aos hackers. Um site vulnerável representa uma ameaça potencialmente catastrófica ao site de seu escritório de advocacia. Violações de segurança são uma infeliz inevitabilidade em uma era dominada por sites e aplicativos, por tanto, é uma prática recomendada manter-se atualizado com as medidas de segurança do site. Então, como você impede que o site de seu escritório de advocacia seja invadido? Vamos analisar uma lista de algumas práticas fundamentais, mas fáceis de usar, que podem salvar seu site.

  • Faça backup do seu site com frequência: Vamos enfrentá-lo, não importa o quanto suas medidas de segurança sejam extensas, os sites ainda estão sujeitos a invasões. Prepare-se para o pior. Existem inúmeros programas e plugins que executam backups agendados dos arquivos e do banco de dados do seu site, e a maioria das empresas de hospedagem oferece backups agendados que permitem restaurar a integridade do site no caso de uma invasão.
  • Atualize seu software: Uma das formas mais simples e rápidas de um hacker se infiltrar no site de seu escritório de advocacia é explorar vulnerabilidades em seu site e software de servidor. Muitas vezes, as atualizações de software são liberadas para corrigir bugs de segurança que deixam um site aberto a hackers. Se o seu site é construído em um CMS, como o WordPress, é fundamental que você mantenha suas versões, temas e plugins atualizados.
  • Use nomes de usuários e senhas exclusivos: Os nomes de usuários e senhas comuns, como admin e password123, são incrivelmente fáceis de explorar por hackers. É uma prática recomendada usar credenciais exclusivas para acessar o painel do seu site.
  • Escolha um host seguro: A maioria dos ataques dos hackers ocorre no nível de hospedagem, para reduzir o risco do seu site, é importante escolher um serviço de hospedagem confiável. Tenha em mente que, ao selecionar um serviço de hospedagem, a opção mais barata geralmente e infelizmente, não é a melhor opção.
  • Obtenha um certificado SSL: Proteger seu site com um certificado SSL (Secure Sockets Layer) pode não necessariamente impedir que ele seja invadido, mas ele protegerá as informações que são transmitidas pelo seu site. Como informações confidenciais são frequentemente fornecidas por meio de websites de advogados, isso pode ser uma medida de segurança valiosa. Os mecanismos de pesquisa também favorecem sites que usam o protocolo HTTPS no domínio ou seja os certificados SSL (https://dominio.adv.br).
  • Use medidas de segurança de terceiros: Empresas de segurança ou agências digitais que fornecem serviços de gerenciamento de site e hospedagem que fazem monitoramento, detectam e limpam sites invadidos. Pode ser reconfortante saber que seu website está sob vigilância da vizinhança da Internet e, se ficar vulnerável ou sujeito a invasões, você será o primeiro a saber. Recomendamos o uso de Plugins de segurança como Sucuri para prevenir ataques ao site ou ferramentas como Cloudflare que tem vários recursos de segurança e também melhoram o desempenho do seu site. Proteger um site de hackers nunca é uma garantia, mas você pode detê-los cobrindo todos os ângulos. Tudo começa com as medidas preventivas necessárias descritas acima e você não precisa ser um desenvolvedor ou administrador de sistemas para executá-las.

Dicas de SEO para site de advocacia

Cliente ideal para seu escritório

Você precisa descobrir quem deseja alcançar e desenvolver uma linguagem em seu site que atenda especificamente o seu público. Faça alguma pesquisa sobre que tipo de interesse seu mercado-alvo se preocupa. Seus clientes irão pesquisar você; não deveria ser uma via de mão única. Se você não tiver certeza de quem é seu cliente ideal, tente o seguinte exercício: Quem / o quê / como / por quê? Quem são alguns clientes notáveis ​​com quem você trabalhou? Qual foi o conflito deles? Como você resolveu o problema? Por que eles se destacaram? Responder a essas perguntas é uma ótima maneira de filtrar com quem você gostou de trabalhar e que tipo de clientes você deseja evitar no futuro. Comece com uma lista de três clientes que você gostou de trabalhar e três que você não gostou, analise as tendências e desenvolva um cliente ideal.

Otimizando títulos de página

Títulos de páginas são um conceito básico em SEO e otimização de sites. Eles alertam os mecanismos de pesquisa sobre o nome do conteúdo de uma página específica e é a primeira coisa que uma pessoa vê no seu site nos resultados da pesquisa. As Ferramentas do Google para webmasters recomendam que os títulos das páginas sejam “precisos e descritivos”. Você também deve inserir sua área de prática principal na tag para especificar melhor o que é exatamente sua página. Você nunca deve ter várias páginas com os mesmos títulos ou tentar incluir palavras-chave em seu título. O preenchimento de palavras-chave em excesso faz com que seu site apareça com spam e desencorajara a visita dos usuários.

O uso correto de palavras-chave

Uma crença há muito tempo desatualizada em SEO é “quanto mais palavras-chave, melhor”. Isso é falso, de fato, palavras-chave supérfluas podem afetar negativamente seus rankings. Seu conteúdo é o aspecto mais importante do seu site, e você deve inserir com sutileza informações relacionadas às suas palavras-chave nele. Em vez de tentar inserir o máximo possível de palavras-chave em uma página, tente pensar em maneiras diferentes de atingir seu público-alvo usando variações de palavras-chave. Existem várias ferramentas de palavras-chave que você pode utilizar para ter uma ideia melhor de como é a concorrência. Recomendamos o semrush.

Experiência de usuário

Seus usuários devem poder navegar facilmente no seu site. Seus clientes em potencial devem ser capazes de encontrar as informações exatas que estão procurando sem muita confusão. É importante ter uma barra de navegação ou menu com um layout compreensível em todas as páginas. Links quebrados, incapacita o usuário de encontrar conteúdo relevante, textos mal escritas e imagens de baixa qualidade aumentarão a taxa de rejeição do seu site. A velocidade do site também afeta o comportamento do consumidor; aproximadamente 47% das pessoas esperam que um site seja carregado em 3 segundos ou menos.

Capacidade de resposta entre plataformas

As pessoas usam vários dispositivos para acessar seu site, incluindo o iPad, o iPhone e o computador. Devido a essa variedade de dispositivos, seu site precisa levar vários tamanhos de tela em consideração. Se o seu site não for responsivo, ele não será dimensionado adequadamente para a visualização em dispositivos móveis. Os websites otimizados para dispositivos móveis têm texto de tamanho grande, sem rolagem lateral e barras de navegação otimizadas.
O algoritmo de classificação de pesquisa do Google prioriza websites otimizados para dispositivos móveis. Veja um exemplo de um website não responsivo em comparação a um website para celular otimizado.

Crie Google Analytics e Webmasters para seu site

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço gratuito de análise de sites oferecido pelo Google que rastreia e informa o tráfego do website. É o serviço de análise da web mais utilizado na Internet. Você pode acompanhar muitos tipos diferentes de dados do usuário usando o Analytics, como o comportamento do usuário, o tempo gasto no site e as taxas de conversão. Todas essas informações podem ser compiladas em painéis personalizados na plataforma. Os insights e os dados de comportamento do usuário coletados pelo Google Analytics é muito importante para o seu marketing. Não instalar o rastreamento de análise em seu website é um erro.

Ferramentas do Google para webmasters

As Ferramentas do Google para webmasters andam de mãos dadas com o Google Analytics e é outra poderosa ferramenta de coleta de dados para o sucesso de seu ranking. Ela permite que os webmasters verifiquem se o site está sendo indexado nos mecanismos de pesquisa e fornece dicas para otimizar a visibilidade de um site. A Ferramenta webmasters do Google também fornece uma lista de links do seu site inclusive links quebrados, o que é incrivelmente útil para garantir uma ótima experiência do usuário e identificar problemas que possam afetar sua classificação.

Sincronizar o Google Analytics e Webmaster e muito importante, isso fornece informações combinadas sobre hábitos de pesquisa e tráfego.

Gostaríamos com este artigo lhe apresentar dicas para potencializar suas estratégias digitais e melhorar a experiencia dos usuários no seu site, se precisar de algum apoio, não hesite em entrar em contato.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.