Rocket Comunicação

Qual o momento ideal para pensar no redesign de websites

No final de abril de 2015, o Google implementou algumas mudanças em seu secretíssimo algoritmo, causando o desespero de muitas empresas. Visando melhorar ainda mais a experiência das buscas realizadas em aparelhos mobile, como smartphones e tablets, o gigante tecnológico informou que daria preferência nos resultados para os sites que fossem mobile friendly (amigáveis para a tecnologia móvel).

Essa mudança fez com que grandes marcas, como Nintendo e Danone, perdessem um pouco da relevância nas buscas feitas em celulares, causando um verdadeiro corre-corre atrás de programadores e web designers que conseguissem resolver o problema. Todavia, não ter um site responsivo não é o único motivo para pensar em fazer Redesign de Website. Vamos conferir os melhores momentos para considerar um redesign.

Quando você pensa em transformar visitantes em clientes por meio do marketing de conteúdo

Segundo Steve Jobs, fundador da Apple, muitas pessoas podem não saber o que querem até você mostrar a elas. E isso faz muito sentido quando pensamos na força que um conteúdo bem feito pode ter num site.

Muitas marcas usam suas páginas apenas como um cartão de visitas, informando uma ou outra coisa sobre a empresa e deixando um espacinho para o telefone e endereço, pensando que aquilo é tudo que o consumidor precisa saber.

O que elas não sabem é que mesmo empresas de produtos e serviços mais simples, como de limpeza de sofás ou madeireiras, podem ganhar bastante com blogs ou outros tipos de conteúdos exclusivos no site — e mostrar para o cliente que ele quer mais do que apenas um número de contato o Redesign de Website e fator crucial nesse quesito.

Pense no exemplo da empresa de limpeza de sofás: ela pode fornecer ao visitante apenas seu telefone e endereço, mas pode também ter um blog com dicas de como fazer limpezas mais leves em colchões e estofados, criando uma relação mais próxima com a audiência. Agora, tomemos o exemplo da madeireira.

Ela também pode dizer apenas o básico para quem a encontrou em alguma busca na web, mas seus donos podem lucrar bem mais ao investir em e-books que deem dicas, em troca de leads (cadastros), sobre como criar sofás e camas usando pallets de madeira, por exemplo.

Em resumo: ter um site que ofereça mais do que simples informações de contato aos seus clientes é exatamente aquilo que eles querem — mas ainda não sabem. E se o seu site ainda não está preparado para isso, talvez seja realmente a hora de pensar em um Redesign de Website.

Quando você está atualizando a sua marca

Um site faz parte de uma coleção de pontos que formam uma marca. Logotipo, cartões de visita, uniformes, envelopes… Tudo isso deve estar de acordo com as cores, formas e discursos da empresa em busca de criar uma identidade sólida para ela.

No entanto, muitas vezes uma empresa pode mudar essa identidade em busca de se atualizar ou mesmo se reposicionar no mercado. Nessa hora, o redesign do site é essencial. Negócios que cuidam bem de sua marca em todos os detalhes passam uma imagem melhor para seus funcionários, fornecedores e clientes.

Quando seu site usa ferramentas desatualizadas de terceiros

Vamos supor que você tenha um pequeno e-commerce (loja virtual) que funcione por meio de um software desenvolvido por outra empresa. Pode acontecer de o seu site está funcionando corretamente, mas esse outro sistema não.

Ou até mesmo de esse sistema está tão desatualizado que a velocidade do seu site esteja sendo comprometida por ele. Nesses casos, um redesign que traga um novo programa de comércio eletrônico pode resolver todos os problemas.

Quando a experiencia dos usuários estar sendo comprometida o redesign de website pode ser a solução

Lentidão, links que não levam a lugar nenhum, imagens de baixa qualidade, informações difíceis de se encontrar…

O que não faltam são motivos para que um visitante não queira voltar a um site mal construído. E por mais óbvio que isso pareça, não é raro encontrar páginas desatualizadas e lotadas de falhas de usabilidade.

Às vezes, quando uma empresa cria seu primeiro website, ela costuma contratar profissionais mais baratos e pouco experientes para conseguir colocar algo no ar com baixo orçamento. O problema começa quando a empresa cresce e se esquece de atualizar sua página, deixando no ar uma série de erros primários que agora podem comprometer a sua imagem.

Por isso, é sempre bom conferir:

  • Se todas as páginas estão com boa usabilidade.
  • Se qualquer visitante consegue navegar dentro do site.
  • Se o servidor em que ele está hospedado aguenta o fluxo atual de usuários.
  • Se suas imagens estão aparecendo normalmente e se as informações estão sendo encontradas com facilidade.

Não faça a sua audiência pensar demais, Redesign de Website pode melhor 100% a usabilidade!

Quando sua audiência mobile deixa de ter encontrar nas buscas

Como dissemos, após as mudanças das regras do Google, vários sites que não eram amigáveis para as versões mobile sofreram uma queda considerável de visibilidade em resultados de buscas feitas em dispositivos móveis.

Sabendo que boa parte dessas pesquisas são feitas em celulares — e muitas vezes enquanto o usuário se desloca até o trabalho ou até sua casa —, os desenvolvedores do Google resolveram priorizar esse tipo de interação, elevando no ranking aqueles que já pensavam nesse tipo de pessoa.

Se esse não for o caso do site da sua empresa, agora pode ser um bom momento para planejar um redesign focado na experiência em telas menores.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Designerpart Designagentur
Designerpart Designagentur
Designerpart Designagentur
Designerpart Designagentur
Designerpart Designagentur
Designerpart Designagentur