Rocket Comunicação

Inbound marketing jurídico para escritórios de advocacia

O inbound marketing jurídico é simplesmente o processo de atrair clientes até você, em vez de lutar por sua atenção através dos canais de mídia. O conceito inbound marketing surgiu inicialmente junto com a ascensão da internet, que permitiu que empresas de qualquer porte comercializassem seus produtos e serviços para consumidores em qualquer lugar do mundo. Neste guia completo de inbound jurídico para escritórios de advocacia, explicaremos como funciona o inbound marketing jurídico, por que ele é tão eficaz para escritórios de advocacia, fornecemos um plano de ação e o mais importe, tudo em conformidade com o Código de Ética da OAB.

O que é inbound marketing jurídico ?

O inbound marketing jurídico é essencialmente apenas uma forma de marketing de conteúdo, o que significa que é tudo sobre a produção e distribuição de conteúdo de alta qualidade.

Por meio desse conteúdo, as empresas buscam fornecer informações úteis e segmentá-las para seus clientes em potencial. O objetivo é responder às perguntas das pessoas, estabelecer sua confiança e começar a construir um relacionamento.

Com a abordagem correta, o inbound marketing pode ajudar a transformar pessoas que outrora eram totalmente estranhas em prospects, prospects em clientes e, por fim, em clientes em defensores da marca.

Por que o inbound marketing jurídico é tão eficaz para os escritórios de advocacia

As pessoas contratam advogados licenciados para ajudar a orientá-los por meio de questões jurídicas complexas que eles não conseguem entender ou resolver. Em outras palavras, a base do modelo de negócios do escritório de advocacia é simplesmente vender conhecimento e experiência para as pessoas.

Para os clientes, os problemas jurídicos podem ser assustadores e confusos, por isso é inevitável que eles procurem informações para ajudá-los. Isso cria uma oportunidade absolutamente perfeita para comercializá-los através de uma estratégia de inbound marketing jurídico.

No passado, os escritórios de advocacia relutavam em compartilhar seus conhecimentos com o mundo. Mas hoje, a internet abriu as coisas e o conhecimento jurídico está se tornando cada vez mais acessível.

É hora de os escritórios adotarem essa mudança e começarem a usá-la em beneficio próprio, em vez de resistir a ela. O inbound jurídico é possivelmente umas das melhores estrategias de marketing jurídico para os escritórios de advocacia, mas pouquíssimo utilizado.

Continue lendo para saber exatamente como você pode usar o inbound marketing jurídico  para atrair novos clientes em seu escritório de advocacia agora mesmo.

Criando seu funil de marketing

Reunimos o guia passo a passo abaixo para explicar como você pode configurar um funil de marketing através do blog e / ou site para começar a gerar tráfego orgânico e a captar mais clientes em potencial.

Etapa 1: Produzindo Conteúdo

 

  • Primeiro você precisa criar um blog de escritório de advocacia (recomendamos WordPress) onde você irá hospedar todo o seu conteúdo.
  • Idealmente, este blog deve estar dentro do site de seu escritório de advocacia para fins de SEO.
  • Organize seu blog em diferentes tópicos ou categorias que se alinham com as diferentes áreas de atuação que você pratica. (o WordPress possui um recurso de categorias embutido que é perfeito para isso).
  • Assim que o seu blog estiver configurado, você começará a escrever postagens que respondem a perguntas jurídicas comuns feitas por seus clientes.
  • A constância é fundamental. Por isso, você deve continuar publicando esse tipo de conteúdo pelo menos uma vez por semana para obter os melhores resultados. O ideal é que você e sua equipe escrevem as postagens, não recomendamos que você contrate um freelancer para fazer isso.

 

Etapa 2: distribuindo seu conteúdo

  • A distribuição de conteúdo é o próximo passo, e é muito importante garantir que seu conteúdo receba tráfego.
  • Otimize para SEO – escreva pelo menos 1000 palavras por postagem e use títulos e frases-chave relacionadas aos tipos de termos.  Use títulos de pesquisa que as pessoas provavelmente digitarão no Google. (por exemplo, “o que fazer quando se é processado”) para ajudar seu conteúdo ser descoberto organicamente.
  • Compartilhe seu conteúdo com frequência em todos os seus canais de mídia social. Recomendamos a configuração de um sistema de postagem automática usando uma ferramenta como o Buffer ou hootsuite.
  • Publique seu conteúdo em outras redes que oferecem ferramentas de publicação, como LinkedIn, com um link para seu blog.
  • Trabalhe para criar seus seguidores no instagram,Twitter e no LinkedIn – quanto mais conexões você tiver, mais visibilidade terá seu conteúdo

Etapa 3: convertendo o tráfego em leads

  • Você deve trabalhar para que seu tráfego na Web tenha um relacionamento com você e seu escritório.
  • Coletar informações básicas de contato dos visitantes é o objetivo final de qualquer estratégia de inbound marketing. É aí que um estranho se transforma em um cliente em potencial.
  • Adicione formulários na barra lateral de cada postagem do blog e / ou página em seu website. Isso fará com que a sua conversão aumente.
  • Use formulários curtos (por exemplo, apenas nome, e-mail, telefone e mensagem). Quanto menos campos forem necessários, mais envios você receberá.
  • Inclua algumas frases de chamariz no seu conteúdo e em outras áreas do seu site.

Etapa 4: Otimizando seus fluxos de trabalho de Inbound

  • O passo final para o seu funil de inbound marketing é cultivar seus leads e convencê-los a contratá-lo sem fazer propaganda do seu escritório.
  • Configure um sistema de CRM para rastrear e acompanhar cada lead fornecido pelo funil de inbound. (o Hubspot CRM é grátis e é uma ótima opção).
  • Quando um possível cliente entrar em contato responda o mais rápido possível; se o cliente não fechar com o seu escritório, adicione-os a uma campanha de marketing por e-mail para continuar alimentando-os e construindo um relacionamento;
  • Utilize ferramentas tecnológicas para se manter organizado e manter o processo em andamento sem problemas;

Fazer inbound jurídico é uma das formas mais poderosas de marketing

Fornecer conteúdo útil que ajude os visitantes do seu site a entender e analisar seus problemas jurídicos, não é apenas uma maneira incrivelmente eficaz de atrair clientes em potencial para seu escritório de advocacia, é ajuda a construir imediatamente a confiança crítica necessária em um relacionamento advogado-cliente.

Uma abordagem a longo prazo com resultados estáveis

Ao contrário da publicidade tradicional ou de outros métodos de campanhas pagas de marketing on-line. O Inbound Jurídico é uma estratégia de médio e logo prazo. Não é algo que você configure durante a noite e obtenha resultados a partir do dia seguinte. Pode levar meses, até anos, para realmente criar conteúdo suficiente em seu blog para obter pesquisas orgânicas e tráfego social que podem ser convertidos em clientes.

Mas, NÃO deixe que isso o desencoraje! pois, assim que o seu mecanismo de Inbound Jurídico estiver em funcionamento, você terá um fluxo constante de novos leads visitando seu website todos os dias, GRATUITAMENTE. E essa é a verdadeira chave para a construção de uma estratégia de marketing digital jurídico bem-sucedida.

Esperamos que tenha tirado suas dúvidas e entendido a importância de ter um conteúdo bacana na web com um fluxo pensado no seu prospect ou cliente, aumentando sua renda e tornando se referencia no assunto, em caso de dúvidas, não hesite em nos contactar.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.